segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Como discernir o que é sinal de Deus?


O Senhor usa de vários meios para nos transmitir Seus desígnios

Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. "Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, art. Nº 50).

O Senhor usa de vários meios para nos transmitir Seus designíos e Sua Pessoa. Temos como alguns exemplos os anjos que são Seus mensageiros; os dons do Espírito Santo; a Sagrada Escritura e também a Eucaristia, sacramento de máxima entrega.

Não bastasse tudo isso, ainda há a "comunicação do amor de Deus" através de sinais. São acontecimentos que significam algo mais que o simples andamento ou consequência de fatos. Deus nos fala nas entrelinhas das ocorrências incomuns ou da rotina. Até mesmo Jesus percebeu cada passo de Seu ministério em eventos comuns que poderiam passar despercebidos, desde a falta de vinho numa festa de casamento (cf. Jo 2,1-12) até quando se aproximava o tempo certo da “Sua entrega na cruz”. Porém, é necessário ter cuidado e discernir sinceramente se estamos diante do que é um apontamento do Senhor ou se estamos nos aproveitando de um acontecimento qualquer para justificar algo que temos no coração.

Preferimos nos enganar, nomeando forçosamente simples ocorrências como resposta do Alto, dada a grandiosidade do desejo. Desviamo-nos de uma verdadeira leitura da orientação divina, nos deixando levar por ideias fixas e obstinação de coração. Quando estamos com a mente e sentimentos tomados, parece que tudo conspira e confirma na direção tanto do objeto de desejo como para traumas, complexos e impressões que trazemos. Assim, no futuro, só nos decepcionaremos com o Senhor e buscaremos culpar os homens que não nos pareceram favoráveis.

Para interpretar corretamente a fala de Deus é importante, primeiramente, nos desfazermos dos nossos apegos e conceitos tendenciosos, estarmos livres para aceitar aquilo que não nos é agradável, as exortações e a direção do que Ele quer consertar em nossa vida.

Outro ponto é cultivar uma íntima amizade com o Senhor, peça a graça de amá-Lo independente dos favores. Gaste tempo em Sua companhia e saiba que a iniciativa de sinais será sempre Dele; o que não nos isenta da necessidade de termos uma constância na oração e de nos relacionarmos com o Senhor.

Depois que Deus mesmo se encarrega do sucesso do empreendimento e da graça que Ele quer conceder, Jesus ordena a dois de Seus discípulos: ”Ide a essa aldeia que está defronte de vós. Entrando nela, achareis um jumentinho atado, em que nunca montou pessoa alguma; desprendei-o e trazei-mo. Partiram os dois discípulos e acharam tudo como Jesus tinha dito” (Lc 19,30-32). Os fatores do outro lado, no campo da missão, encontram elementos correspondentes à ordem dada por Jesus, mas isso não significa que essa providência se manifeste no primeiro momento. Deus enviou Moisés ao faraó, mas o soberano do Egito foi resistente em libertar o povo do Senhor. Podemos encontrar barreiras que o Altíssimo sinaliza como sendo Sua vontade para nós.
Na verdade, aprenderemos a interpretar corretamente os sinais com um treinamento. Com o passar do tempo, se mantivermos uma amizade verdadeira com Deus e nos exercitarmos nesse processo de intuir, empreender na ordem divina e prestar atenção aos resultados, aprenderemos a olhar um fato, desde o início, e saber se é realmente um sinal do Senhor.
O Deus a quem seguimos é bondoso e quer fazer aquilo que é o melhor para nós, por isso está em constante comunicação.

Ele é fiel e nos conduz. "Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá" (At 5, 38).

Sandro Ap. Arquejada-Missionário Canção Nova
sandroarq@geracaophn.com
FONTE:CANÇÃO NOVA

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Paróquia São Gonçalo do Retiro em festa!!!!



A nossa Paróquia São Gonçalo do Retiro estar comemorando 45 anos de criaçã e da vinda das Irmãs Negras em nosso meio.Segue a programação completa da semana festiva para que possamos participar:




22/10

TERÇO DOS HOMENS às 19:00h NA MATRIZ

23/10

TARDE DO DÍZIMO ÀS 15:00h NO AMARANTE

24/10

NOITE DAS PASTORAIS (FAMILIAR, VOCACIONAL, CRIANÇA), AS FRATERNIDADES E O ECC ÀS 19:00h NA MATRIZ

25/10
VISITA DA RÁDIO EXCELSIOR ÀS 14:00h

NOITE DA CATEQUESE ÀS 19:00h NA MATRIZ

26/10

BÊNÇÃO DA SAÚDE ÀS 19:00h NA MATRIZ

27/10

RCC ÀS 19:00h NA MATRIZ

28/10
ADORAÇÃO E CONFISSÃO ÀS 15:00h e 19:00h NA MATRIZ

29/10

NOITE DA JUVENTUDE ÀS 18:00h

30/10
PROCISSÃO SAINDO DO AMARANTE EM DIREÇÃO A IGREJA MATRIZ ÀS 15:00h ONDE SERÁ CELEBRADA A SANTA MISSA ,PRESIDIDA POR DOM MURILO.

sábado, 8 de outubro de 2011

Festa de Nossa Senhora Aparecida


Caros irmãos, devotos de Nossa Senhora Aparecida,a Comunidade São Filipe convida a todos para participarem do Tríduo preparatório para o dia de Nossa Senhora Aparecida com o tema:Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus.Segue programação:

Tríduo Preparatório
Dia 09/10/2011 - Domingo

Tema: Maria, coração acolhedor da Palavra!
09:00h – Oração do Terço
10h – Santa Missa
Presidente: Padre Emanoel
Benção com o Santíssimo Sacramento

Dia 10/10/2011 – Segunda- Feira
Tema:Maria , coração transbordante de paz!
19:30h:Terço dos homens
Convidados:Movimento terço dos homens de todas as comunidades da Paróquia São Gonçalo do Retiro

Dia 11/10/2011 – Terça-Feira
Tema:Maria,coração consolador dos aflitos !
19:30h:oração do terço
20:00h: Santa Missa
Presidente: Dom Gregório Paixão
( Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador)
Festa de Nossa Senhora Aparecida

Dia 12/10/2011 Quarta-feira
06:00h: Terço da aurora
18:00h: Procissão saindo da comunidade das Bem aventuranças
19:30h: Santa Missa
Presidente: Padre Francisco
Coroação de Nossa Senhora e Benção das crianças