terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

​Chegue a minha oração até a vossa presença.

Salmo 87

Evangelho do dia: (Lc 9,51-56)


51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

Mensagem do dia:
"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser."
Santo Agostinho

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Terça-feira - 19:30h -  Noite de Louvor e Adoração com Olivia Ferreira.

Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                               Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                    Presidente da celebração: Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
               08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia

Domingo - 10h - Santa Missa
                           Presidida por Pe. José
                           

A paz de Jesus e o amor de Maria

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

A palavra “anjo” indica o ofício, não a natureza. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos

O dia 29 de setembro é dedicado aos três arcanjos. São Miguel, São Gabriel e São Rafael representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus “mensageiros dos decretos divinos”, aqui na Terra.

São Miguel é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

São Gabriel é o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.

São Rafael teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina.

“Os anjos nos defendem. Defendem o homem e defendem o Homem-Deus, o Homem superior, Jesus Cristo que é a perfeição da humanidade, o mais perfeito. Por isso a Igreja honra os anjos, porque são aqueles que estarão na glória de Deus - estão na glória de Deus - porque defendem o grande mistério escondido de Deus, ou seja, que o Verbo se fez carne.” (Papa Francisco, 29 de setembro).


Das Homilias sobre os Evangelhos, de São Gregório Magno, papa
(Hom. 34,8-9:PL76,1250-1251. Séc.VI)

É preciso saber que a palavra anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos.
Foi por isto que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o arcanjo Gabriel; para esta missão, era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia.

Por este motivo também a eles são dados nomes especiais para designar, pelo vocábulo, seu poder na ação. Naquela santa cidade, onde há plenitude da ciência pela visão do Deus onipotente, não precisam de nomes próprios para se distinguirem uns dos outros. Mas quando vêm até nós para cumprir uma missão, trazem também entre nós um nome derivado desta missão. Miguel significa: “Quem como Deus?”; Gabriel, “Força de Deus”; e Rafael, “Deus cura”.

Todas as vezes que se trata de grandes feitos, diz-se que Miguel é enviado, porque pelo próprio nome e ação dá-se a entender que ninguém pode por si mesmo fazer o que Deus quer destacar. Por isto, o antigo inimigo, que por soberba cobiçou ser igual a Deus, dizendo: Subirei ao céu, acima dos astros do céu erguerei meu trono, serei semelhante ao Altíssimo (cf. Is 14,13-14), no fim do mundo, quando será abandonado às próprias forças para ser destruído no extremo suplício, pelejará com o arcanjo Miguel, como diz João: Houve uma luta com Miguel arcanjo (Ap 12,7). A Maria é enviado Gabriel, que significa “Força de Deus”. Vinha anunciar aquele que se dignou aparecer humilde para combater as potestades do ar. Portanto devia ser anunciado pela força de Deus o Senhor dos exércitos que vinha poderoso no combate.
Rafael, como dissemos, significa “Deus cura”, porque ao tocar nos olhos de Tobias como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira. Quem foi enviado a curar, com justiça se chamou “Deus cura”.

Oração: Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu.

O combate de Miguel com o Dragão

“Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava em dores de parto, atormentada para dar à luz. Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. Com a cauda, varia a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de fero. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar, para que aí fosse alimentada durante mil e duzentos e sessenta dias.

Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando:

‘Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus.
Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. Por isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele. Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vós e está cheio de grande furor; pois sabe que lhe resta pouco tempo.’ Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o Dragão começou a perseguir a Mulher que tinha dado à luz o menino. A Mulher recebeu as duas asas da grande águia e voou para o deserto, para o lugar onde é alimentada, por um tempo, dois tempos e meio tempo, bem longe da Serpente. A Serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da Mulher, a fim de a submergir. A terra, porém, veio em socorro da Mulher: abriu a boca e engoliu o rio que o Dragão tinha vomitado.
Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou a combater o resto dos filhos dela, os que observam os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus.” (Jo 12,1-17). 

Fonte: Aleteia

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?


 '​A paz esteja nesta casa!'
​Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Salmo 137

Evangelho do dia: (Jo 1,47-51)
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Mensagem do dia:
"O perdão é gota divina porque é o único caminho para a cura interior."
Padre Leo

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Segunda-feira -  15h – Legião de Maria.
                            19h – AA
                            20h – Preparação pais e padrinhos para o batismo

                                       
Terça-feira - 19:30h -  Noite de Louvor e Adoração com Olívia Ferreira.

Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                               Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                       19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                     Presidente da celebração: Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia

Domingo - 10h - Santa Missa
                            Presidida por Pe. José
                           
A paz de Jesus e o amor de Maria

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Olivia Ferreira - Sacrifício │†│


Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?


 '​A paz esteja nesta casa!'

​Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

Salmo 89

Evangelho do dia: (Lc 9,7-9)


Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

Mensagem do dia:
"Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la."São Tomás de Aquino

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                 Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                      Presidente da celebração: Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia
Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Irmã Dulce O filme – Trailer Oficial


“Irmã Dulce” conta a emocionante história da mulher que, indicada ao Nobel, chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia” e beatificada pela Igreja, nunca se importou com títulos. A história de uma mulher cujo único objetivo era confortar os necessitados, cuidar dos doentes, amparar os miseráveis – a qualquer custo, com a ajuda de quem fosse.

Creio na comunhão dos santos


Neste vídeo abordamos sobre a comunhão dos santos, intercessão e o papel dos mesmos na fé católica, através da Sagrada Escritura e Sagrada Tradição.

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

​Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

Salmo 118

Evangelho do dia: (Lc 9,1-6)


Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

Mensagem do dia:
"Se Deus viesse a nossa porta como seria recebido ? Se o Papa viesse a nossa porta como seria recebido? Pois então, o pobre, o doente que vier a nossa porta é um outro Cristo que nos procura."
Irmã Dulce


PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas

                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                  Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                      Presidente da celebração: Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia

Domingo - 10h - Santa Missa
                            Presidida por Pe. Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria

terça-feira, 23 de setembro de 2014

São Pio de Pietrelcina fundador do hospital "Casa Alívio do Sofrimento''

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione. Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.
Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário. Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de “Frei Pio” e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento. Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.
Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como “barba azul”.
Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.
Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos. Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.
Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.
Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice. Padre Pio dizia: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

 '​A paz esteja nesta casa!'

​Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

Salmo 118, 1.27.30.34.35.44


Evangelho do dia: (Lc 8,19-21)

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.



Mensagem do dia:
"O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado."
Santo Pio

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Terça-feira - 19:30h - 19:30h - Santa Missa
                                                    Presidida por: Pe. Luis Carlos


Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                  Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                      Presidente da celebração: Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia

Domingo - 10h - Santa Missa
                            Presidida por Pe. Agostinho


A paz de Jesus e o amor de Maria

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?


 '​A paz esteja nesta casa!'

​O justo habitará no monte santo do Senhor.

Salmo 14

Evangelho do dia: (Lc 8,16-18)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.

18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

Mensagem do dia:
"Servir ao doente é servir a Jesus Cristo e não merecemos tanta honra."

São Camilo

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Segunda-feira -  15h – Legião de Maria.
                            19h – AA
                            20h – Preparação pais e padrinhos para o batismo

                                   
Terça-feira - 19:30h - 19:30h - Santa Missa
                                                 Presidida por: Pe. Luis Carlos

Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                            
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                               Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                              
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                   Presidente da celebração: Emanoel Vergne
                
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
               08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia

Domingo - 10h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria        

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?


 '​A paz esteja nesta casa!'

​Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
Salmo 30

Evangelho do dia: (Lc 2,33-35)

Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho do dia: (Jo 19,25-27)

Naquele tempo,25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

Mensagem do dia:
"Sempre pense que Deus vê tudo!"
Padre Pio

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Segunda-feira -  15h – Legião de Maria.
                            19h – AA
                            20h – Preparação pais e padrinhos para o batismo

                                       
Terça-feira - 19:30h - 19:30h - Celebração da Palavra
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                  Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidente da celebração: Padre Gildeon
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia
Domingo - 07:30h - Santa Missa
                                    Presidida por Pe. Agostinho
                                    logo  depois,  Caminhada  Bíblica e  pela  Paz


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?


 '​A paz esteja nesta casa!'

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

Salmo 44

Evangelho do dia: (Lc 6,20-26)


Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!

23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.

Mensagem do dia:
"Ó Senhor! Dá-me viver e morrer no pequeno ninho da pobreza e na fé dos Teus Apóstolos e da Tua Santa Igreja Católica."
Santo Antônio

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas

                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                  Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidente da celebração: Padre Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia
Domingo - 10h - Santa Missa
                         Presidida por Pe. Gildeon

A paz de Jesus e o amor de Maria

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Olhar para Maria e perguntar-se: também eu me deixo caminhar com Deus?

"Deixo que Ele me afague, me ajude, me perdoe, me leve adiante para chegar ao encontro com Jesus Cristo?" - questiona Papa Francisco
 

O Papa Francisco celebrou hoje, na missa na Casa Santa Marta, a Natividade de Maria.
Francisco afirmou que Deus está “nas coisas grandes”, mas também nas pequenas e tem a “paciência” de caminhar conosco, mesmo que sejamos pecadores.

O Evangelho faz culminar a história da humanidade “com uma coisa pequenina, em um pequeno país, com José e Maria. “O Deus da grande História e também da pequena História, porque deseja caminhar com todos”. Francisco citou Santo Tomás, onde afirma: “Não se assustar com coisas grandes, mas também levar em conta as pequenas, isto é divino”. “Deus é assim está nas coisas grandes”, mas também nas pequenas.

“E o Senhor que caminha é Deus e é também o Senhor da paciência. A paciência de Deus! A paciência que teve com todas essas gerações. Com todas essas pessoas que viveram sua história de graça e de pecado, Deus é paciente! Deus caminha conosco, porque Ele quer que todos cheguemos a se conformes à imagem de Seu Filho. E daquele momento que nos deu liberdade na criação – não a independência – até hoje continua a caminhar”.

E assim, pois, “chegamos a Maria”. Hoje, disse o Papa, “estamos na ante-câmara desta história: o nascimento de Nossa Senhora”. E “pedimos ao Senhor, na oração do dia, unidade para caminhar juntos e paz no coração. É a graça de hoje”.

“Hoje podemos olhar Nossa Senhora, pequenina, santa, sem pecado, pura, predestinada a se tornar Mãe de Deus e também olhar esta história que está atrás, um pouco longa, secular e nos perguntar: ‘Como caminho eu em minha história? Deixo que Deus caminhe comigo? Deixo que Ele caminhe comigo ou quero caminhar sozinho? Deixo que Ele me afague, me ajude, me perdoe, me leve adiante para chegar ao encontro com Jesus Cristo?” Isto será o fim de nosso caminho: encontrarmo-nos com o Senhor. Esta pergunta nos fará bem hoje. ‘Deixo que Deus tenha paciência comigo? ’ E assim, olhando essa história grande e também este pequeno país, possamos louvar o Senhor e pedir humildemente que nos dê a paz, aquela paz do coração que somente Ele nos pode dar, que somente nos dá quando nós deixamos Ele caminhar conosco”.

Fonte: Aleteia

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

Exulto de alegria no Senhor.

Salmo 70,6;12,6

Evangelho do dia: (Mt 1,18-23)


18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

Mensagem do dia:
"O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado."
Padre Pio

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
 Segunda-feira -  15h – Legião de Maria.
                             19h – AA
                             20h – Preparação pais e padrinhos para o batismo

                                       
Terça-feira - 19:30h - 19:30h - Santa Missa
                                                      Presidida por: Pe. Luis Carlos
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                  Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                 
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidente da celebração: Padre Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia

Domingo - 10h - Santa Missa
                           Presidida por Pe. Gildeon

A paz de Jesus e o amor de Maria

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

A salvação de quem é justo vem de Deus.

Salmo 36

​Evangelho do dia: (Lc 5,1-11)

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

Mensagem do dia:
"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas."
Madre Teresa de Calcuta

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                     Presidente da celebração: Padre Emanoel Vergne

Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia

Domingo - 10h - Santa Missa
                             Presidida por Pe. Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Os católicos adoram imagens?

É comum ouvir dizer que os católicos prestam culto às imagens e por isso cometem idolatria. Isso é certo? Por que os católicos usam imagens?

Nós, católicos, somos comumente acusados de adorar imagens e santos, e de sermos idólatras, entre outros. Não sei quanto a você, mas, quantas vezes, eu já me vi em situações embaraçosas com irmãos de outras denominações religiosas no que diz respeito a esse assunto. E quando não conhecemos a doutrina de nossa Igreja, é muito comum sairmos dessas situações com raiva, frustrados, ou coisa parecida.

Na verdade, nós precisamos aprender mais sobre a nossa fé. Precisamos aprender aquilo que professamos. O católico não adora imagens. O católico venera os santos. Existe uma diferença entre adoração e veneração.

Adorar = Prestar culto a…
Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito…

A adoração ocorre quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Se você pegar o Antigo Testamento, vai encontrar várias passagens bíblicas que mostram que quando os judeus iam adorar, ofereciam algum animal em sacrifício a Deus. Esse tipo de sacrifício é conhecido como “sacrifício cruento”, ou seja, com derramamento de sangue. Ao morrer por nós, na Cruz, Jesus se ofereceu em sacrifício por nós. Ofereceu sua Carne e o seu Sangue. Por isso, o chamamos de Cordeiro de Deus. Na celebração da santa Missa, nós renovamos (tornamos novo) esse sacrifício. Porém, no momento da Celebração Eucarística há o “sacrifício incruento”, ou seja, sem derramamento de sangue.

Quando adoramos o Santíssimo Sacramento, adoramos o próprio Corpo de Cristo, e o fazemos somente em virtude do santo sacrifício da santa Missa, por meio do qual o pão se transforma no Corpo de Cristo e o Vinho se transforma no Sangue de Nosso Senhor. É por isso que, muitas vezes, ouvimos a Igreja nos dizer que o maior culto de adoração é a santa Missa. Não existe adoração sem sacrifício.

Já a veneração é semelhante àquilo que os filhos têm para com os pais, quando pedem algo a estes, elogiando-os, agradecendo-os… Fazem isso porque admiram, respeitam e amam os pais.

Percebe a diferença?

Então quando alguém, – que não conhece o real sentido da adoração –, vê um católico venerando um santo, acaba o acusando de fazer algo a uma criatura que, segundo ele, só caberia ao Criador. Isso acontece porque eles não vivem a real dimensão da adoração.

Mas e as imagens?

No século I, não existia máquina fotográfica. Mas as pessoas gostavam de se recordar dos entes queridos. Assim como, hoje, fotografamos alguém e guardamos aquela foto. Naquela época, se reproduziam imagens, desenhos, estátuas… Era uma prática comum. De forma que esses objetos acabaram se tornando um meio de relembrar, de fazer memória a pessoas amadas e queridas. Nós, católicos, em particular, o fazemos para prestar memória àqueles homens e mulheres que viveram a radicalidade da fé: os santos. Uma fé cheia de virtudes e, muitas vezes, de martírio. Fé esta que gerou neles a santidade.

Se não podemos ter essas imagens, tampouco podemos ter fotografias de pessoas que já se foram. Duvido muito que aqueles que nos acusam de idolatria joguem fora as fotos e lembranças de pessoas queridas. Assim como duvido que eles esqueçam das virtudes dos seus…

Nós, católicos, em especial, temos e devemos ter, sem medo, imagens dos santos e das santas de Deus em nossas casas. É importante reverenciá-los, lembrando das virtudes e do amor deles por Jesus Cristo, e pedindo-lhes a intercessão junto a Deus. Afinal, eles estão no céu. Fazem parte do corpo místico da Igreja. E se você não crê na intercessão, meu amigo, não peça que ninguém reze por você.

Adorar: somente a Deus. Prestar culto: somente a Deus.
Mas venerar? Venere, sem medo, a todos os santos e santas de Deus.

E se alguém, um dia, vier acusá-lo de idolatria ou coisa semelhante, não esquente a cabeça. Fique em paz. E lembre-se de que apenas os que participam do santo sacrifício da santa Missa é que fazem a verdadeira adoração.

Fonte: Aleteia

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

Salmo 23

​Evangelho do dia: (Lc 5,1-11)

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Mensagem do dia:
"Habitue-se a ouvir a voz do seu coração. É através dele que Deus fala conosco e nos dá a força que necessitamos para seguirmos em frente, vencendo os obstáculos que surgem na nossa estrada"
Irmã Dulce

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                 Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                          19:30h – Noite de Louvor e Adoração
                                         Participação Especial: Aldemar Rios


Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidente da celebração: Padre Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia
Domingo - 10h - Santa Missa
                             Presidida por Pe. Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?


 '​A paz esteja nesta casa!'

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Salmo 32

​Evangelho do dia: (Lc 4,38-44)

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.

40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.

42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

Mensagem do dia:
"Só dê ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito"
Padre Fábio de Melo

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:

Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas   

                                       
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                       Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                   Participação Especial: Aldemar Rios
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidente da celebração: Padre Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia
Domingo - 10h - Santa Missa
                             Presidida por Pe. Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Conhecendo as Pastorais: PASTORAL DA ACOLHIDA

“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai”  (Rom 15,7). 

A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora – o ideal e o que se espera de uma comunidade cristã. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. Ás pessoas que vêm à nossa Igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.




A missão da Pastoral consiste em acolher com amor e dedicação os participantes das missas dominicais. Esse acolhimento é feito com um cumprimento e a entrega dos folhetos na porta da Igreja, acomodação das pessoas com uma maior atenção aos idosos, gestantes e portadores de deficiências. Prestação de socorro no caso de mal-estar ou outro problema, entrega de panfletos de interesse da paróquia, informações diversas e todas aquelas atenções necessárias para o bem-estar dos fiéis e a ordem básica durante as funções litúrgicas.
Nosso maior objetivo é proporcionar, com esse conjunto de atividades, um clima de maior entrosamento entre os participantes da missa e maiores condições para uma celebração mais confortável, alegre, séria e orante.
Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia-a-dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros, estando à disposição para cumprir com as necessidades da paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores.
Mas, o que é Acolher? Parece uma pergunta fácil, mas não é tão simples assim. Acolher alguém na Igreja tem um sentido especial, o acolhimento cristão é carregado de uma profundidade tamanha! Mas cremos que existem alguns segredos que devemos descobrir como uma espécie de tesouro escondido na comunidade.
Acolher, dizendo de forma rápida, é receber bem, e ir ao encontro de alguém. Isso já é uma essência
do acolhimento. Receber bem aqueles que adentram à Igreja. O acolhimento é um serviço evangélico que prestamos à comunidade e por isso deve ser disciplinado com base na palavra de Deus, que motiva e anima os acolhedores a desempenharem um bom trabalho de pastoral. A atitude de acolhimento evangélico requer agudeza, sensibilidade e, acima de tudo disponibilidade em atender de forma criativa as pessoas.
Acolher é um gesto. E esse gesto é elevado à categoria de pastoral! Hoje em dia o povo vai onde se sente bem e ali permanece. A comunidade deve estar aberta a essa nova realidade, hoje não adianta mais somente fazer as coisas dentro da Igreja, é preciso sair, “ser missionário(a)”. A equipe deve ser um grupo de pessoas ouvintes. Quem fala são aqueles que entram e a equipe deve aprender a ouvi-los. Saber ouvir é aprender a evangelizar. Esse é o nosso trabalho de pastoral, é isso que tentamos por em prática!
Se as normas, leis ou obrigações fizessem o bom acolhedor seria muito fácil formar uma “Equipe de Acolhedores”, mas não é somente seguindo as normas que iremos acolher, poderemos receber bem, mas nunca acolher. Há grande diferença entre receber e acolher! O ato de Acolher exige Doação, Respeito e Amor (Amar o próximo como a si mesmo). Mas se formos conduzidos somente pelo amor, a possibilidade de termos problemas serão muito grande, pois teremos o amor individual e não o amor coletivo. Para termos o amor coletivo, temos de ter respeito e compromisso a doação.

Vigília dos Jovens Adoradores dará início aos preparativos para JMJ 2016

Ansiedade e alegria. São com sentimentos como esses que milhares de jovens da Arquidiocese de Salvador aguardam a primeira edição, deste ano, da Vigília dos Jovens Adoradores, que acontecerá no dia 13 de setembro, na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), a partir das 22h. A iniciativa faz parte da preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em 2016, na Cracóvia (Polônia).

Como em outras edições – realizadas para a preparação da JMJ no Brasil -, a vigília terá início com uma missa, que será presidida pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva. Além dos momentos de oração, o evento é marcado por louvor, animação, partilha e pregação. Na ocasião, estarão presentes os padres Celson Altenhofen, Sérgio Ricardo, Josuel Jesus, Valter Ruy e Lázaro Muniz.

De acordo com o secretário para os assuntos da JMJ em Salvador, Márcio Matos, a vigília é uma das ações que serão desenvolvidas como forma de motivação para a juventude soteropolitana. “Ela é um presente de Deus para a nossa Arquidiocese. Teremos a graça de reunir, mais uma vez, a juventude de Salvador em um momento de adoração. É muito importante a participação de todos os jovens. A vigília tem um grande poder de integração, proporcionando momentos de cura e perdão e fortalecendo laços de verdadeiras amizades”, afirma.

O evento também é muito importante para fortalecer a fé e amadurecer a espiritualidade da juventude. “A vigília foi um marco e continuará sendo na vida do jovem cristão católico da cidade de Salvador e também da Região Metropolitana. Muitos jovens começaram a participar mais da vida da Igreja a partir da Vigília dos Jovens Adoradores. Eu conheço vários testemunhos de pessoas que atualmente fazem parte da Igreja ou voltaram para ela a partir desse encontro. Ela é como uma rede de pesca, que vai atrás dos peixes e consegue conquistar muitos. Alguns saem, pulam fora da rede, mas outros, graças a Deus, permanecem”, afirma o jovem da paróquia Senhor da Paz, Djalma Júnior

Momento de adoração – Realizada pela primeira vez no ano de 2012, a Vigília dos Jovens Adoradores surgiu com o objetivo de preparar os jovens para a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 27 de julho de 2013. “A Vigília deixou uma forte marca durante a preparação para a JMJ Rio com participação de até 1.200 jovens, foram momentos intensos de um encontro pessoal com o Bom Jesus. Momentos onde os jovens fizeram novas amizades e partilharam suas vidas e suas dificuldades”, recorda Márcio Matos.

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

É justo o Senhor em seus caminhos.

Salmo 144

​Evangelho do dia: (Lc 4,31-37)


Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

Mensagem do dia:
"Recoheço que Deus nunca permitirá mais do que possamos suportar."
Santa Faustina

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Terça-feira - 19:30h - 19:30h -Celebração da Palavra

Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                       Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                   Participação Especial: Aldemar Rios
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidente da celebração: Padre Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia
Domingo - 10h - Santa Missa
                         Presidida por Pe, Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Por que o casamento católico é para sempre? Há exceções?

1. Por que o matrimônio é indissolúvel?

Para a Igreja, é claro que Deus, ao fazer o casal com a possibilidade de entregar-se e chegar a ser uma só carne, quis desde sempre que a união matrimonial fosse permanente. Este é igualmente o desejo daqueles que se amam e se unem em casamento, pois ninguém quer que sua união fracasse ou se rompa.

Por isso, Cristo, salvador do mal, deu aos esposos a oportunidade de amar-se com um amor cristão, ou seja, de fazer do seu vínculo uma aliança inquebrantável, pois se baseia no compromisso de amar-se como Jesus ama e no apoio da graça divina, que sempre sustenta os que desejam viver do seu amor.

Por isso, convertido por Cristo em sacramento, o matrimônio estabelece uma união garantida pelo próprio Deus e cuja santidade e força não pode ser rompida por nenhuma pessoa (Mt 19, 3-6). São Paulo reforça este ensinamento recordando que é vontade do próprio Jesus que os esposos permaneçam unidos (1 Cor 7, 10-11 e Ef 5, 23-33).

Em coerência com a Palavra de Deus, a Igreja não reconhece o divórcio civil, pois o Estado não pode dissolver o que é indissolúvel, e convida a analisar toda dor e dano que as rupturas matrimoniais causam ao casal e aos filhos (sugestão de leitura: Catecismo da Igreja Católica, 2382-2386).

A única forma de um vínculo matrimonial se dissolver pela Igreja é provando, mediante um processo de nulidade diante de um tribunal eclesiástico, que tal vínculo foi nulo, ou seja, que, por diversas razões, nunca foi um verdadeiro matrimônio.

2. Qual é a diferença entre o divórcio civil e a separação de corpos na Igreja?

A separação existe na Igreja para situações extremas, quando se demonstra que a convivência é impossível e que causa um dano sério para alguns dos cônjuges ou dos filhos. Por isso, esta "separação de corpos" não é divórcio, pois o vínculo estabelecido pelo sacramento continua existindo e os cônjuges não podem voltar a se casar (cf. Código de Direito Canônico, 1155).

3. Quais são as causas aceitas pela Igreja para que um casal se separe?
 

O Direito Canônico vigente, no número 1153, diz: "Se um dos cônjuges é causa de grave perigo para a alma ou para o corpo do outro cônjuge ou dos filhos ou, de outra forma, torna muito difícil a convivência, está oferecendo ao outro causa legítima de separação".

O perigo espiritual se refere a quando um dos cônjuges abandona a fé católica para se unir a uma seita e obriga o outro ou os filhos a fazer o mesmo, ou não permite que seu cônjuge pratique sua fé, ou o obriga a cometer algum ato imoral.

O perigo físico consiste na violência (física ou mental) no trato com o outro cônjuge ou com os filhos, seja por doença mental ou vícios.

O adultério sistemático também atenta contra o dever à fidelidade e poderia ser, em caso muito extremo, motivo legítimo de uma separação (Direito Canônico, 1152).

4. Quais são os efeitos civis da separação do casal católico?

Os separados têm o vínculo matrimonial vigente. Por isso, não podem voltar a se casar pela Igreja. Nos países onde o casamentocatólico tem validez civil, os separados tampouco podem contrair casamento civil, a não ser que se dissolvam as obrigações legais do vínculo sacramental anteriormente adquirido (divórcio).

Entre os separados, não é exigível o débito conjugal. Entre eles, cessam igualmente os demais direitos e obrigações próprios da convivência, exceto as obrigações relativas aos filhos e à devida assistência à esposa.

A sociedade conjugal pode se dissolver quando isso é pedido adicionalmente ao juiz. Finalmente, os separados podem se unir novamente, suspendendo a separação.

5. Um católico pode pedir o divórcio civil?

Em países onde legalmente não se reconhece a figura da separação de corpos, mas apenas o divórcio, o católico pode recorrer a esta figura para conseguir os efeitos que lhe proporciona a separação de corpos; mas deve evitar o escândalo, ou que alguém se confunda em sua fé.

6. Um divorciado pode receber a Eucaristia?

Sim. Os separados e divorciados que praticam sua fé e não voltaram a se casar, ou que tenham dissolvido seu vínculo matrimonial anterior por meio da nulidade podem comungar.

E aqueles que permanecem em uma união irregular (divorciados que voltaram a se casar ou vivem em união livre), que, por diversas razões, não podem converter tal relação em um legítimo matrimônio sacramental, são acolhidos maternalmente pela Igreja em suas celebrações, motivados a alimentar sua relação com o Senhor mediante a oração, a comunhão espiritual e a meditação da Palavra; e são desafiados a participar plenamente da Eucaristia quando se comprometem a viver em abstinência das relações sexuais. Para aprofundar neste tema, clique aqui.

7. Uma pessoa divorciada pode voltar a se casar?

Enquanto seu ex-cônjuge viver, um divorciado só pode voltar a se casar se seu vínculo prévio for dissolvido por meio da nulidade eclesiástica.

De maneira similar, se seu cônjuge teve um casamento anterior e não recebeu um decreto de invalidez de um tribunal eclesiástico (nulidade), a pessoa não pode participar dos sacramentos.

8. Um divorciado não católico pode se casar pela Igreja com uma pessoa católica?

A Igreja Católica respeita todos os vínculos matrimoniais de outras religiões, e inclusive entre pessoas não crentes, e presume que eles são válidos. Por isso, antes de um casamentocatólico, é preciso dissolver este vínculo prévio diante de um tribunal eclesiástico.

Este conceito pode ser difícil de entender para alguém que provém de uma fé que aceita o divórcio e a possibilidade de voltar a se casar. Algumas pessoas nesta situação receberam assessoria de um sacerdote ou diácono para entender melhor as razões e para ser orientadas sobre o procedimento a seguir. Solicitar a anulação do vínculo anterior pode ser um belo gesto de amor pelo seu futuro cônjuge.

9. Que apoio espiritual a Igreja oferece aos separados e divorciados?

A Igreja entende o sofrimento dos que vivem esta situação. E quando a separação ou o divórcio foram a única possível saída, a Igreja lhes oferece seu apoio e os convida a permanecer perto do Senhor, nutrindo-se dos sacramentos. Em algumas dioceses, existem também grupos de apoio para divorciados, separados e viúvos.

Fonte: Aleteia

Papa Francisco pede: que o cristão não se dilua

"Nós cristãos vivemos no mundo, plenamente inseridos na realidade social e cultural do nosso tempo, e é justo que assim seja"


O cristão está chamado a viver bem inserido no mundo, mas sem ser “mundano”. O risco é que o sal perca o seu sabor, que percamos a carga de novidade que nos vem do Senhor e do Espírito Santo. Foi o que recordou o Papa Francisco neste domingo ao meio-dia, na Praça de São Pedro, comentando o Evangelho da liturgia dominical, em que Jesus repreende severamente o Apóstolo por ele “pensar segundo os homens, não segundo Deus” e, portanto, sem dar por ela, estar da parte de satanás, o Tentador.

Também São Paulo, na segunda leitura, exorta os cristãos de Roma a “não se conformarem com este mundo, mas a deixarem-se transformar, renovando o seu modo de pensar, para poderem discernir a vontade de Deus”.

De fato, nós cristãos vivemos no mundo, plenamente inseridos na realidade social e cultural do nosso tempo, e é justo que assim seja; mas isto comporta o risco de nos tornarmos mundanos, o risco de que “o sal perca o seu sabor”… que o cristão se dilua, perca a carga de novidade que lhe vem do Senhor e do Espírito Santo.

Ora deveria ser o contrário – prosseguiu o Papa, observando que “quando nos cristãos permanece viva a força do Evangelho, essa pode transformar (como dizia Paulo VI) “os critérios de juízo, os valores determinantes, os pontos de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras, os modelos de vida” (Evangelii nuntiandi).

Portanto é necessário renovarmo-nos continuamente, alimentando-nos da linfa do Evangelho.

Mas como conseguir isso, na prática? – interrogou-se o Papa, sugerindo, antes de mais, a leitura e a meditação quotidiana do Evangelho, de tal modo que a palavra de Jesus esteja sempre presente na nossa vida…

E também a participação na Missa dominical, para uma pessoa se encontrar com o Senhor na comunidade, escutando a sua Palavra e recebendo a Eucaristia que nos une a Ele e entre nós. Muito importantes também – lembrou Francisco – dias de retiro e os exercícios espirituais…

Evangelho, Eucaristia, oração: é graças a estes dons do Senhor que nos podemos conformar, não ao mundo, mas a Cristo, seguindo-o no seu caminho, a via doperder a própria vida para a encontrar. Perdê-la no sentido de doá-la, oferecê-la por amor e no amor…

Doar assim a vida – concluiu o Papa – comporta o sacrifício, a cruz, para a receber novamente - purificada, libertada do egoísmo e da hipoteca da morte, plena de eternidade.

Fonte: Aleteia

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'
​​
Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!

Salmo 118

Evangelho do dia: (Lc 4,16-30)


Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”

23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.

27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Mensagem do dia:
"Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranquila a tua alma."
Santo Antônio

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
 Segunda-feira -  15h – Legião de Maria.
                             19h – AA
                             20h – Preparação pais e padrinhos para o batismo

                                         
Terça-feira - 19:30h - 19:30h -Celebração da Palavra
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira -  7h - Santa Missa
                                       Presidida por: Pe. Emanoel Vergne
                     19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
                                   Participação Especial: Aldemar Rios
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidente da celebração: Padre Emanoel Vergne
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
                   08:30h –  Catequese 1ª Eucaristia
Domingo - 10h - Santa Missa
                         Presidida por Pe, Agostinho

A paz de Jesus e o amor de Maria