terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Brasileiro executado na Indonésia teve acesso negado à Unção dos Enfermos. Mas que sacramento é esse?


Marco Archer foi arrastado para o fuzilamento chorando e gritando: "Me ajudem!"

Os minutos finais da vida do brasileiro Marco Archer, condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia, foram "apavorantes", segundo o jornal australiano The Sidney Morning Herald. Marco foi fuzilado à meia-noite de 18 de janeiro, depois de esgotados todos os recursos para que a sentença fosse revogada.

"Normalmente, há um momento em que um ministro ou diretor espiritual vai [ao encontro do condenado] para consolá-lo. Ninguém consolou Marco", declarou o padre católico Charles Burrows, ao relatar que, por questões burocráticas, foi impedido pelas autoridades indonésias de visitar o sentenciado e lhe proporcionar o acesso à Confissão e à Extrema Unção.

"Ele teve de ser arrastado da cela chorando e pedindo 'Me ajudem'", prosseguiu o sacerdote, agregando uma informação aterradora sobre o pavor que teria tomado conta de Marco ao se aproximar o instante drástico da execução: "Ele chegou a defecar nas calças". Marco chorou "durante todo o tempo, até seus últimos minutos", de acordo com o pe. Charles.

Para a Igreja católica, jamais pode ser negado o auxílio espiritual a nenhuma pessoa em risco de vida ou na iminência da morte. A oferta de consolo e acesso à graça divina nesse momento dramático tem tamanha importância que a Igreja reconhece a Unção dos Enfermos como um dos seus sete sacramentos.

MAS O QUE É A UNÇÃO DOS ENFERMOS?

- A Unção dos Enfermos é um sacramento, ou seja, um sinal sensível instituído por Jesus Cristo para nos dar a graça santificante e certas graças específicas, que são próprias de cada um dos sete sacramentos (Batismo, Confissão, Eucaristia, Confirmação, Matrimônio, Sacerdócio e Unção dos Enfermos). No caso da Unção dos Enfermos, essas graças específicas são a preparação da alma para o Céu, o perdão dos pecados veniais, das imperfeições e até dos pecados mortais, e, se Deus julgar oportuno para a salvação do enfermo, a graça da recuperação da saúde.

- “Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus” (Catecismo da Igreja Católica - CIC, nº 1499).

- A Unção dos Enfermos não é um sacramento apenas dos que estão no fim da vida. Ela pode ser recebida quando o fiel começa, por doença ou por velhice, a correr o risco de morrer (cf. CIC, nº 1514).

- Se um doente que recebeu a Unção dos Enfermos recuperar a saúde, ele pode, em caso de nova enfermidade grave, receber o sacramento novamente. O sacramento também pode ser repetido no decurso da mesma doença caso ela se agrave. É conveniente receber a Unção dos Enfermos antes de uma operação cirúrgica importante e nos casos de acentuação da fragilidade das pessoas de idade (cf. CIC, nº 1515).

- Só os bispos e presbíteros podem ministrar a Unção dos Enfermos e eles têm o dever de instruir os fiéis sobre os benefícios deste sacramento. Os fiéis devem encorajar os doentes a pedi-lo. Por sua vez, os doentes devem preparar-se para receber o sacramento com boas disposições. A comunidade eclesial é convidada a rodear os doentes com suas orações e atenções fraternas (cf. CIC, nº 1516).

- Ao administrar este sacramento, o ministro unge o doente na fronte e nas palmas das mãos. A prática vem da Igreja primitiva, quando os apóstolos, imitando Jesus Cristo, usavam os óleos e a imposição das mãos para pedir a Deus a cura dos doentes.

- Se possível, o doente deve confessar-se. É por esta razão que só o sacerdote pode administrar a Unção dos Enfermos.

- Uma pessoa comprovadamente morta não pode mais receber este sacramento, já que a Unção dos Enfermos não é um sacramento de mortos nem para pessoas que já não estão no pleno uso das suas faculdades. A

Unção dos Enfermos é um sacramento de vivos, voltado a sanar a alma e, se possível, também o corpo do enfermo ou da pessoa prestes a morrer.

- A Igreja determina que se não administre este sacramento aos que "perseveram obstinadamente em pecado grave manifesto" (cf. Cânone 1007), porque é preciso respeitar a liberdade de escolha de cada alma.

- A Unção dos Enfermos é claramente mostrada na Bíblia, sendo prefigurada no Evangelho de Marcos: “Partindo, eles pregavam que todos se arrependessem. E expulsavam muitos demônios e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo” (Mc 6,12-13). A Carta de São Tiago recomenda o sacramento e explica como ele deve ser ministrado: "Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados" (Tg 5,14-15).

- Devido à iminência da morte, os sacramentos da Confissão e da Unção dos Enfermos também são oferecidos aos prisioneiros saudáveis sentenciados à pena capital nos países em que ela está em vigor.

Marco Archer, lamentavelmente, não pôde contar com esta graça no final da sua vida terrena. Entretanto, a fé católica nos ensina que Deus Pai perdoa com infinita alegria qualquer pessoa que, contrita e arrependida sinceramente dos seus pecados, lhe pede perdão e misericórdia, ainda que seja apenas dentro do próprio coração nos casos de impossibilidade de acesso aos sacramentos.

O papa Francisco é insistentemente enfático em ressaltar a misericórdia de Deus Pai e em nos convidar a guardar sempre viva a esperança em Deus e na sua bondade infinita. O próprio Jesus Cristo é explícito a este respeito: "Há mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão" (Lc 15,7). Afinal de contas, esta é a mensagem do cristianismo: Deus é nosso Pai, nos ama infinitamente e está disposto a tudo para nos perdoar e nos dar a eterna felicidade ao seu lado. Ele só não quer nos obrigar a isso e respeita a nossa liberdade de aceitar o seu amor.

Oremos para que a alma de Marco esteja no abraço eterno do Pai, com grande festa no céu!

Fonte: Aleteia

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Missa na Comunidade Espírito Santo


Não haverá Missa na Comunidade São Filipe neste domingo (22 de fevereiro).

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'
​​​
​Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Salmo 50

Evangelho do dia: (Mt 9,14-15)


Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Mensagem do dia:
"O perdão é gota divina porque é o único caminho para a cura interior."
Padre Leo

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                      Presidida por Pe. Emanuel

                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 08h - Missa na Comunidade Espírito Santo com  a  participação  de  todas  as  Comunidades  dos  setores  de  Tancredo  Neves  e  do  Arenoso,  na  ocasião  da  criação  da quase-paróquia  do  Espírito  Santo  e  da  posse  do  Pe.  Danilo  como  Administrador  paroquial
(Dom  Murilo,  Pe. Edson,  Pe. Danilo,  Pe. Agostinho  e  Pe. Maurício).

A paz de Jesus e o amor de Maria

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Você sabia? 15 fatos esclarecedores sobre o Ano Litúrgico e a Quaresma

Você vai se maravilhar com a sabedoria dos tempos litúrgicos, que nos ajudam a viver a história da Salvação ao longo de todo o ano

A Quaresma é um período muito específico e muito especial do ano litúrgico cristão.
 
MAS O QUE É O ANO LITÚRGICO?


1. O ano litúrgico, ou ano cristão, é o espaço de tempo ao longo do qual a Igreja recorda progressivamente a salvação realizada por Deus. A Igreja distribui nesse período os diversos tempos litúrgicos que celebram o mistério de Cristo.

2. O ano litúrgico dura de fato um ano, mas não começa nem termina nos dias 1º de janeiro e 31 de dezembro, como o ano civil. Suas datas de começo e fim são móveis.

3. O início do ano litúrgico são as vésperas do I Domingo de Advento, que ocorre no dia 30 de novembro ou no domingo mais próximo a essa data. O Advento, portanto, é o primeiro tempo litúrgico do ano cristão e nos prepara para o Nascimento de Jesus. Seu término acontece logo antes das vésperas do Natal do Senhor.

4. Nas vésperas do Natal do Senhor, tem início o segundo tempo litúrgico do ano cristão: o Tempo do Natal. Ele se estende até o domingo depois da Epifania, ou seja, o dia 6 de janeiro ou o primeiro domingo seguinte ao dia 6 de janeiro.

5. Na segunda-feira imediatamente seguinte ao domingo da Epifania, começa o Tempo Comum, que se divide em duas etapas. A primeira etapa vai até a terça-feira de carnaval, incluindo-a. Na Quarta-Feira de Cinzas, o Tempo Comum é interrompido pela sequência de Quaresma, Tríduo Sacro e Tempo Pascal. Somente a partir da segunda-feira seguinte ao domingo de Pentecostes, o qual encerra o Tempo Pascal, é que começa a segunda etapa do Tempo Comum, que ocupará todo o restante do ano cristão, terminando logo antes das vésperas do I Domingo de Advento.

6. O Tempo da Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até imediatamente antes da celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa.

7. A partir da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, que celebra a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia de Cristo com seus Apóstolos, começa o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor. Seu ápice é a Vigília Pascal e seu término são as vésperas do Domingo da Ressurreição.

8. No domingo da Páscoa da Ressurreição, começam os cinquenta dias do Tempo Pascal, que termina no domingo do Pentecostes. O Tempo Pascal, liturgicamente, é como se fosse um único e longo dia de festa pela Ressurreição de Cristo. Seus primeiros oito dias constituem a Oitava da Páscoa: são dias de exultação, celebrados como solenidades do Senhor.


A QUARESMA

1. Em 2015, a Quarta-Feira de Cinzas cai neste dia 18 de fevereiro, dando início à Quaresma.

2. O Tempo Quaresmal terminará na Quinta-Feira Santa, em 2 de abril, logo antes do início da Missa Vespertina da Ceia do Senhor.

3. A Quaresma dura seis semanas, que se dividem em três etapas:

    Os dois primeiros domingos falam das tentações e da transfiguração de Jesus;
    Os três domingos seguintes abordam aspectos do batismo: no ciclo litúrgico A, por exemplo, fala-se da samaritana (água), do cego (luz) e de Lázaro (vida);
    E o sexto domingo, que é o Domingo de Ramos ou da Paixão, dá início à Semana Santa.


4. O Concílio Vaticano II acentuou o caráter batismal e penitencial da Quaresma. A liturgia desse tempo deve nos preparar para a celebração do Mistério Pascal, por meio da recordação do batismo e através das práticas do arrependimento dos nossos pecados e da conversão a uma vida nova em Cristo Ressuscitado.

5. A liturgia da Quaresma se caracteriza pela ausência do aleluia, pela austeridade na celebração, pela cor roxa dos paramentos do sacerdote, pela via crúcis, pela confissão sacramental em preparação para a Páscoa, entre outros elementos que destacam a importância da nossa

conversão.

6. Embora a cor litúrgica do tempo da Quaresma seja o roxo, pode ser usada a cor rósea no Quarto Domingo da Quaresma, que, neste ano, vai cair em 15 de março. Esse é o domingo do “Laetare” (que se pronuncia “letáre” e significa “alegra-te”, em latim). É o domingo que marca a superação de metade da Quaresma e recorda que a Páscoa da Ressurreição já está mais próxima, renovando a nossa alegria cristã mesmo em meio a um período de penitência e conversão.

7. A mensagem do papa Francisco para a Quaresma de 2015 é um convite à nossa renovação como católicos. Ele nos explica que a Quaresma é um "tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis; a Quaresma é, sobretudo, um 'tempo favorável' de graça (cf. 2 Cor 6, 2)". Para favorecer essa renovação, o papa Francisco propõe três textos para a nossa meditação:

    "Se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros" (1 Cor 12, 26): sobre a Igreja.
    "Onde está o teu irmão?" (Gn 4, 9): sobre as paróquias e as comunidades.
    "Fortalecei os vossos corações" (Tg 5, 8): sobre cada um dos fiéis.


A Comunidade São Filipe deseja a você uma intensa e profunda experiência de conversão e renovação nesta Quaresma! 

Fonte: Aleteia

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?


'​A paz esteja nesta casa!'
​​
​É feliz quem a Deus se confia!
Salmo 1

Evangelho do dia: (Lc 9,22-25)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Mensagem do dia:
"É pela oração e pelo sacrifício somente que somos úteis à Igreja"
Sta. Teresinha de Lisieux

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quinta-feira - 07h - Santa Missa
                        19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Como viver a Quaresma

Quaresma é o período de 40 dias de penitência que precedem a festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como 40 dias se, contando, medeiam 46 entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa? Simplesmente porque os domingos não podem ser dias de penitência, de modo que são excluídos da contagem. Cada domingo é uma pequena Páscoa, "dia em que, por tradição apostólica, celebra-se o mistério pascal" (cânon 1.246 do Código de Direito Canônico), devendo ser evitada qualquer atitude que exprima tristeza. Assim, descontados os domingos entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa da Ressurreição medeiam 40 dias.
Segundo São Roberto Belarmino e Cornélio a Lápide, foram os próprios apóstolos quem instituíram a Quaresma, para nos prepararmos dignamente a fim de celebrar a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a máxima festa do Cristianismo.

Os 40 dias da observância quaresmal são carregados de simbolismo. 40 dias e 40 noites Nosso Senhor passou em rigoroso jejum no deserto (cf. Mt 4,1-2; Mc 1,12-13; Lc 4,1-2). Também por 40 anos o povo de Israel errou pelo deserto, antes de entrar na Terra Prometida (cf. Dt 8,2). 40 é o número das virtudes cardeais (quatro: castidade, paciência, justiça e prudência) e dos evangelistas, multiplicado pelo número dos Dez Mandamentos. A Quaresma é, finalmente, um grande símbolo de nossa vida terrena que, no fim das contas, não passa de uma preparação para a nossa própria Páscoa – «Memento, homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris» (Gn 3,19): "Lembra-te, homem, que és pó, e em pó te hás de tornar".

Assim, a Quaresma é um tempo favorável à prática penitencial da Igreja. Conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC), «esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e à esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias)» (CIC, número 1.438). É um tempo de renascimento espiritual e de renovação na fé, no qual se pede aos fiéis maior interesse pelas coisas divinas, uma frequência mais assídua à Santa Missa e aos ofícios litúrgicos, maior correção nas próprias ações e um treinamento no controle de suas próprias paixões e sentimentos.

Lamentavelmente, hoje em dia a palavra "penitência" provoca mal-estar em muita gente. Entretanto, se consultarmos os Evangelhos, veremos que Jesus começou a Sua pregação nos exortando à penitência: «Poenitentiam agite: appropinquavit enim Regnum caelorum» (Mt 4,17) – "Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus". Rejeitar a penitência é rejeitar a pregação de Cristo desde o princípio.

A palavra "penitência" significa simultaneamente duas coisas que, embora distintas, estão indissociavelmente ligadas: uma virtude e um sacramento, a virtude da penitência e o sacramento da penitência. Sobre o sacramento da penitência e reconciliação, falaremos em outra oportunidade, se assim Deus o quiser. Pretendemos, hoje, dizer algumas palavras sobre a penitência como virtude, ilustrando o significado do tempo quaresmal.

Quando se fala de penitência, as pessoas logo imaginam práticas exteriores ou pior: coisas como autoflagelação, numa visão totalmente distorcida. Na verdade, a essência da penitência é interior e não se confunde com práticas exteriores como o jejum, a esmola e a mortificação. As práticas exteriores pouco ou nada valem sem a penitência interior. «Rasgai os vossos corações e não os vossos vestidos, convertei-vos ao Senhor vosso Deus, porque Ele é benigno e compassivo» (Jl 2,13). Tampouco a virtude da penitência pode ser confundida com um desejo mórbido de infligir sofrimento a si mesmo.

A virtude da penitência é uma disposição moral que inclina o pecador a destruir e reparar os seus próprios pecados por constituírem ofensas a Deus. A penitência é uma dor espiritual, interior: é o sofrimento por haver pecado. É um querer não ter pecado, é um querer não ter querido o mal que se quis no passado. O pecado é um ato da vontade humana e só pode ser destruído por um novo ato da vontade que o revogue. É por isso que a virtude da penitência está indissociavelmente ligado ao sacramento de mesmo nome: a validade deste depende da sinceridade daquele. Mas não basta o arrependimento.

A virtude da penitência exige também o propósito de reparar o mal cometido e de não mais tornar a pecar no futuro. Assim, a penitência se projeta nos sentidos do tempo: para o passado, o arrependimento; para o presente, a reparação; e para o futuro, o propósito de emenda. Os hereges protestantes pregam que não é necessário aos que se arrependem reparar o mal que fizeram no passado de sua vida. O fulano mata, rouba, estupra e acha que basta "aceitar Jesus" para ficar com a "ficha limpa". Por isso os protestantes escarnecem da necessidade de penitência. Ora, isso é uma distorção do Evangelho, pois é preciso reparar: quem roubava, deve restituir o que roubou; quem professava publicamente uma falsa doutrina, deve também se retratar em público.

Tenhamos todos, então, uma boa e santa Quaresma. «Desde então começou Jesus a pregar e a dizer: "Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus"» (Mt 4,17). E se está próximo, é porque não está distante: «O Senhor está perto de toda pessoa que o invoca» (Sl 144,18).


Rodrigo R. Pedroso

Fonte: Catequisar

Retificando horário Missa de Cinzas


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'
​​
​Felizes todos os que respeitam o Senhor.
Salmo 127

Evangelho do dia: (Mc 7,24-30)


Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Mensagem do dia:
"É pela oração e pelo sacrifício somente que somos úteis à Igreja"
Sta. Teresinha de Lisieux

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quinta-feira - 07h - Não haverá Missa
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel


A paz de Jesus e o amor de Maria

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

​Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Salmo 103

Evangelho do dia: (Mc 7,14-23)

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Mensagem do dia:
"Quem ama nunca está longe! Como posso estar longe de quem está dentro de mim?"
Padre Léo

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas

                                                
Quinta-feira - 07h - Não haverá Missa
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Santa Josefina Bakhita - A primeira santa africana

Testemunhou com a própria vida a alegria de servir a Cristo em todos os momentos do seu dia.

Santa irmã morena, como era conhecida, nasceu no Sudão, em 1869. Santa Josefina, como muitos naquele tempo, viveu a dureza da escravidão. Bakhita, que significa “afortunada”, não foi o nome dado a ela pelos pais, mas por uma das pessoas que, certa vez, a comprou.

Por intermédio de um cônsul italiano que a comprou, ela foi entregue a uma família amiga deste de Veneza. Ali, ela tornou-se amiga e também babá da filha mais nova deles que estava nascendo.

Em meio aos sofrimentos e a uma memória toda marcada pela dor e pelos medos, ela foi visitada pelo amor de Deus. Porque essa família de Veneza teve de voltar para a África, em vista de negócios, tanto a filha pequena quanto a babá foram entregues aos cuidados de irmãs religiosas de Santa Madalena de Canossa. Ali, Santa Bakhita conheceu o Evangelho; conhecendo a pessoa de Jesus, foi se apaixonando cada vez mais por Ele.

Com 21 anos, recebeu a graça do sacramento do batismo. Livremente, ela O acolheu e foi crescendo na vida de oração, experimentando o amor de Deus e se abrindo à ação do Espírito Santo.

Quando aqueles amigos voltaram para pegar Bakhita e a criança, foi o momento em que ela expressou o seu desejo de permanecer no local, porque queria ser religiosa. Passado o tempo de formação, recebeu a graça de ser acolhida como religiosa. Isso foi sinal de Deus para as irmãs e para o povo que rodeava aquela região.

Santa Josefina Bakhita, sempre com o sorriso nos lábios, foi uma mulher de trabalho. Exerceu várias atividades na congregação. Como porteira e bordadeira, ela serviu a Deus por intermédio dos irmãos. Carinhosamente, ela chamava a Deus como seu patrão, “o meu Patrão”, ela dizia.

Conhecida por muitos pela alegria e pela paz que comunicava, ela, com o passar dos anos, foi acometida por uma grave enfermidade. Sofreu por muito tempo, mas na sua devoção a Santíssima Virgem, na sua vida de oração, sacramental, de entrega total ao Senhor, ela pôde se deixar trabalhar por Deus, seu verdadeiro libertador. Ela partiu para a glória e foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

Santa Bakhita, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'
​​​
​Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
Salmo 8

Evangelho do dia: (Mc 7,1-13)

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.

3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.

11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

Mensagem do dia:
"Preste atenção não em quem diz, mas no que de bom se diga e guarde na memória."
São Tomás de Aquino

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Terça-feira - 19:30h -  Celebração da Palavra

                                     
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira - 07h - Não haverá Missa
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'
​​​
​Alegre-se o Senhor em suas obras!
Salmo 103

Evangelho do dia: (Mc 6,53-56)


Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.

55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.

56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

Mensagem do dia:
"Ria-se dos elogios que as pessoas lhe façam, e repasse-os todos a Deus!"
Padre Pio

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Segunda-feira -  15h – Legião de Maria.
                            19h – AA
                            20h – Preparação pais e padrinhos para o batismo

                                       
Terça-feira - 19:30h -  Celebração da Palavra
                                     
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira - 07h - Não haverá Missa
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Oração para colocar a vida nas mãos de Deus

Uma breve oração de confiança no amor e na ação de Deus

Em vossas mãos,
Pai santo e misericordioso,
colocamos nossa vida.
Vós a entregastes a nós,
guiai-a e enchei-a dos vossos dons.

Vós estais ao nosso lado
como rocha sólida e amigo fiel,
mesmo quando nos esquecemos de Vós.

Mas agora voltamos a Vós.
Queremos estar unidos à guia
segura das vossas mãos,
que nos conduzem à cruz.

Sentimos a necessidade de
meditar e de calar muito.
Sentimos também a necessidade
de falar para dar-vos graças
e para dar a conhecer a todos
as maravilhas do vosso amor.

Nós nos separamos de Vós,
fonte da vida,
e encontramos a morte.

Vosso Filho, no entanto,
não se deteve diante do pecado e da morte,
mas, com a força do amor,
destruiu o pecado,
redimiu a dor,
venceu a morte.

A cruz de Cristo nos revela
que o vosso amor é mais forte que tudo,
o dom misterioso e fecundo
que brota da cruz.

É o Espírito Santo que nos torna
partícipes da obediência filial de Jesus,
comunica-nos vossa vontade de atrair todo homem
à alegria de uma vida reconciliada
e renovada pelo amor.

Amém.

(Carlo Maria Martini SJ. Via Oleada Joven)
sources: Oleada Joven
Fonte: Aleteia

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'


O Senhor é minha luz e salvação!
Salmo 26

Evangelho do dia: (Mc 6,14-29)

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.

16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.

26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

Mensagem do dia:
"O homem não pode receber coisa alguma,se lhe não for dada do céu."
João Batista

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                     Presidida por Pe. Emanuel

                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'

​Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.
Salmo 47

Evangelho do dia: (Mc 6,7-13)


Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.

9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

Mensagem do dia:

"Sê para com Deus como pássaro que sente o galho tremer e continua a cantar, sabendo que tem asas"
Dom Bosco

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quinta-feira - 07h - Santa Missa
                                   Presidida por Pe. Danilo
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

Imagem retirada do Filme "Irmã Dulce"

'​A paz esteja nesta casa!'

​O amor do Senhor por quem o respeita é de sempre e para sempre.
Salmo 102

Evangelho do dia: (Mc 6,1-6)

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

Mensagem do dia:
"As pessoas que espalham amor, não têm tempo nem disposição para jogar pedras."
Irmã Dulce

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas

                                                
Quinta-feira - 07h - Santa Missa
                                   Presidida por Pe. Danilo
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

As reveladoras palavras de Jesus à Madre Teresa de Calcutá

As palavras de Jesus crucificado que tocaram o coração da Madre Teresa de Calcutá e a levaram a entregar sua vida aos mais necessitados

Apresentamos, a seguir, a reflexão da beata Madre Teresa de Calcutá sobre as palavras de Jesus crucificado que ela escutou no fundo do seu coração no dia 10 de setembro de 1946 e que a levaram à dedicação a Deus e aos mais necessitados, que caracterizou o resto da sua vida:

É verdade. Estou à porta do seu coração, de dia e de noite. Ainda quando você não está escutando, ainda quando você duvida que possa ser eu, aqui estou, esperando o mais mínimo sinal que me permita entrar.

Quero que você saia que, cada vez que me convida, eu venho, sempre, sem falta. Venho em silêncio e invisível, mas com um poder e um amor infinitos, trazendo os muitos dons do meu Espírito.

Venho com a minha misericórdia, com meu desejo de perdoá-la e curá-la, com um amor que vai além da sua compreensão. Um amor em cada detalhe, tão grande como o amor que recebi do meu Pai.

Venho desejando consolá-la e dar-lhe forças, levantá-la e curar todas as suas feridas. Trago a minha luz, para dissipar sua escuridão e todas as suas dúvidas. Venho com o meu poder, que me permite carregá-la; com minha graça, para tocar seu coração e transformar a sua vida. Venho com a minha paz, para tranquilizar sua alma.

Eu a conheço como a palma da minha mão, sei tudo sobre você, contei até os cabelos da sua cabeça. Não há nada na sua vida que não tenha importância para mim. Eu a acompanhei ao longo dos anos e sempre a amei, até nos seus extravios. Conheço cada um dos seus problemas. Conheço suas necessidades e suas preocupações e, sim, conheço todos os seus pecados.

Mas quero lhe dizer novamente que te amo, não pelo que você fez ou deixou de fazer. Eu te amo por você mesma, pela beleza e pela dignidade que meu Pai lhe deu a criá-la à sua própria imagem.

É uma dignidade que você muitas vezes esqueceu, uma beleza que está ofuscada pelo pecado. Mas eu te amo como você é que derramei meu sangue para resgatá-la. Basta pedir com fé, que minha graça tocará tudo o que precisa ser mudado na sua vida: eu lhe darei a força para livrar-se do pecado e de todo o seu poder destruidor.

Sei o que existe no seu coração, conheço sua solidão e todas as suas feridas, as rejeições, as humilhações, pois carreguei tudo isso antes de você. E carreguei tudo por você, para que você pudesse compartilhar minha força e minha vitória. Conheço sobretudo sua necessidade de amor, sei como você está sedenta de amor e de ternura.

Você tem sede de amor? Eu a saciarei e a preencherei. Você tem sede de ser amada? Eu a amo mais do que você pode imaginar... a ponto de morrer por você na cruz.

Tenho sede de você. Sim, esta é a única maneira como posso descrever meu amor: tenho sede de você; Tenho sede de amá-la e de que você me ame. Venha a mim e eu preencherei seu coração, curarei suas feridas. Farei de você uma nova criatura e lhe darei paz, mesmo nas provações. Tenho sede de você.

Você nunca pode duvidar da minha misericórdia, do meu desejo de lhe perdoar, do meu anseio por abençoá-la e viver minha vida em você, e de que a aceito sem importar o que você fez. Tenho sede de você. Se você se sente desvalorizada aos olhos do mundo, não importa. Ninguém se interessa mais por você do que eu.

Tenho sede de você. Abra-se e venha a mim, tenha sede de mim, dê-me sua vida. Eu lhe darei provas de quão valiosa você é para o meu coração.

Você não percebe que o meu Pai já tem um plano perfeito para transformar sua vida a partir deste momento? Confie em mim.

Peça-me todos os dias que eu entre e que me encarregue da sua vida, e eu o farei. Prometo diante do meu Pai no céu que farei milagres na sua vida. Por que eu faria isso? Porque tenho sede de você. A única coisa que lhe peço é que confie completamente em mim. Eu farei todo o resto.

Desde agora, já vejo o lugar que o meu Pai lhe preparou no meu Reino. Lembre-se de que você é peregrina nesta vida. O pecado nunca poderá lhe satisfazer nem lhe dar a paz pela qual você anseia.

Tudo o que você buscou fora de mim só lhe deixou mais vazia. Então, não se prenda às coisas deste mundo, mas, sobretudo, não se afaste de mim quando você cair. Venha a mim sem demora, porque, quando você me dá seus pecados, também me dá a alegria de ser seu Salvador. Não há nada que eu não possa perdoar e curar, então venha agora e descarregue sua alma.

Não importa o quanto você andou sem rumo, não importa quantas vezes você me esqueceu, não importa quantas cruzes você carrega nesta vida; há algo que quero que você sempre recorde, e que nunca mudará: tenho sede de você, assim como você é. Você não precisa mudar nada para acreditar no meu amor; sua confiança nesse amor a fará mudar.

Você se esquece de mim e, no entanto, eu a busco em cada momento do dia e estou à porta do seu coração, chamando. É difícil de acreditar nisso? Então, veja a cruz, olhe para o meu coração que foi atravessado por amor a você.

Você não compreendeu minha cruz? Escute novamente as palavras que disse nela, pois lhe dizem claramente por que eu suportei tudo isso por você: "Tenho sede" (João 19, 28). Sim, tenho sede de você.

Durante toda a sua vida, desejei seu amor. Nunca deixei de buscá-lo e de ansiar pela sua correspondência. Você experimentou muitas outras coisas, na sua busca pro ser feliz. Por que não tenta agora abrir seu coração a mim, agora mesmo, mais do que antes?

Quando finalmente você abrir a porta do seu coração e se aproximar o suficiente, então me ouvirá dizer uma e outra vez, não em meras palavras humanas, mas em espírito: não importa o que você fez, eu a amo por você mesma. Venha a mim com a sua miséria e os seus pecados, com seus problemas e necessidades, com toda a sua vontade de ser amada. Estou à porta do seu coração e chamo. Abra-me, porque tenho sede de você.

(Publicado originalmente por Oleada Joven) 

Fonte: Aleteia

Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'
​​​
​Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.
Salmo 21

Evangelho do dia: (Mc 5,21-43)


Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

Mensagem do dia:
"Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

São Brás, rogai por nós. Amém.

A bênção de São Brás: Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. "
Oração a São Brás (Protetor das doenças da garganta)

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Terça-feira - 19:30h -  Santa Missa

                                     
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira - 07h - Santa Missa
                                   Presidida por Pe. Danilo
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.
Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora
Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel
 

A paz de Jesus e o amor de Maria

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


Bom Dia Espírito Santo, O Que Vamos Fazer Juntos Hoje?

'​A paz esteja nesta casa!'
​​​
​O Rei da glória é o Senhor onipotente!
Salmo 23

Evangelho do dia: (Lc 2,22-40)

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Mensagem do dia:
"Maria, Virgem Imaculada, colocai-me sob Vossa especial proteção, cuidai da pureza da minha alma, coração e corpo. Vós sois o modelo e a estrela da minha vida. "
Santa Faustina

PEDIDO DE ORAÇÃO

AVISOS:
Segunda-feira -  15h – Legião de Maria.
                            19h – AA
                            20h – Preparação pais e padrinhos para o batismo

                                       
Terça-feira - 19:30h -  Santa Missa
                                     
Quarta-feira - 19h – Terço em família nas casas
                                                
Quinta-feira - 07h - Santa Missa
                                   Presidida por Pe. Danilo
                         19:30h – Noite de Louvor e Adoração.

Sexta-feira -  19:30h - Santa Missa
                                 Presidida por Pe. Emanuel
                  
Sábado -  06:30h – Ofício de Nossa Senhora

Domingo - 10h - Santa Missa
                              Presidida por Pe. Emanuel

A paz de Jesus e o amor de Maria