quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Veja como foi o primeiro Natal do Papa Francisco

Pela primeira vez, os católicos celebraram o Natal com o Papa Francisco, eleito Bispo de Roma em 13 de março deste ano. A simplicidade e a proximidade que marcam o seu pontificado se refletiram também na homilia e na mensagem de Natal que o Papa ofereceu aos fiéis.

Em sua primeira Missa do Galo, celebrada no dia 24, Francisco destacou a luz de Cristo para a humanidade. Ele lembrou que o homem está em caminho na história da salvação e encontra momentos de luz e de trevas, mas pode sempre contar com o auxílio de Jesus para iluminar as dificuldades humanas.

“Se amamos Deus e os irmãos, andamos na luz; mas, se o nosso coração se fecha, prevalece em nós o orgulho, a mentira, a busca do próprio interesse; então, calam as trevas dentro de nós e ao nosso redor”, disse.

Já na mensagem de Natal, pronunciada nesta quarta-feira, 25, o apelo pela paz foi o ponto forte. O Santo Padre recordou os conflitos na Síria e na República Centro-Africana, pedindo a paz.

“As guerras dilaceram e ferem tantas vidas. Ela dilacerou, nos últimos tempos, o conflito da Síria, fomentando ódio e vingança. Continuemos a rezar a Deus para que Ele poupe novos sofrimentos ao amado povo sírio e as partes em conflito ponham fim a toda violência”.

Francisco também lembrou a situação do Oriente Médio, manifestando seu desejo de que as negociações de paz entre israelenses e palestinos possa ter um final feliz. A tragédia em Lampedusa, ilha italiana onde morreram muitos imigrantes em um naufrágio, não passou despercebida. O Papa pediu que fatos como esse nunca mais se repitam.

Entre os apelos de paz, o Santo Padre também destacou a problemática do tráfico de seres humanos. “Ó Menino de Belém, tocai o coração de todos os que estão envolvidos no tráfico de seres humanos, para que se deem conta da gravidade deste crime contra a humanidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário