sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Papa alerta sobre perigo de perder a noção do pecado

Francisco destacou que se perde a noção do pecado quando a presença de Deus entre os homens é diminuída

Quando a presença de Deus é diminuída entre os homens, perde-se a noção do pecado. Esta foi a reflexão do Papa Francisco na Missa desta sexta-feira, 31, na Casa Santa Marta. O Santo Padre lembrou que esse comportamento pode fazer que com outras pessoas tenham que pagar pela “mediocridade cristã” de alguém.

Como exemplo, o Papa citou o problema do adultério, fato que aconteceu com o rei Davi, retratado na primeira leitura do dia. Francisco explicou que Davi cometeu um grande pecado, mas não pensava que havia cometido um pecado, então não lhe vem em mente pedir perdão.

O Santo Padre ressaltou que a tentação faz parte da vida cotidiana, todos são pecadores. Mas o problema maior, neste trecho lido, é a atitude de Davi diante do pecado. “Davi aqui não fala de pecado, fala de um problema que deve resolver. Isto é um sinal! Quando o Reino de Deus é diminuído, um dos sinais é que se perde a noção do pecado”.

E a perda do sentido do pecado leva também à perda do sentido do Reino de Deus, explicou Francisco. Assim, ganha força a ideia de que o homem pode tudo.

“O poder do homem no lugar da glória de Deus! Este é o pão de cada dia. Por isto a oração de todos os dias a Deus: ‘Venha o teu Reino, cresça o teu Reino’. Porque a salvação não virá das nossas astúcias, mas sim da graça de Deus e da prática diária que nós fazemos desta graça na vida cristã”.

“O maior pecado de hoje é que os homens perderam o sentido do pecado”. Papa Francisco citou esta célebre frase de Pio XII e depois recordou a figura de Urias, o marido traído que foi enviado para a guerra, consequentemente para a morte, pelo rei Davi. Segundo o Papa, Urias torna-se, então, emblema de todas as vítimas da soberba escondida.

“A mim faz bem pensar em tantos Urias da história, tantos Urias que mesmo hoje sofrem a nossa mediocridade cristã, quando nós perdemos o sentido do pecado, quando deixamos que o Reino de Deus caia… Fará bem a nós hoje rezar por nós, para que o Senhor nos dê sempre a graça de não perder a noção do pecado, para que o Reino não se silencie em nós”

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário