segunda-feira, 24 de março de 2014

150 mil pessoas participaram da Caminhada Penitencial


Na manhã deste domingo (23), 150 mil fiéis estiveram presentes na Caminhada Penitencial, promovida pela Arquidiocese de Salvador. A multidão participou de Missas em três locais diferentes (Conceição da Praia, Largo dos Mares e Lobato), às 6h30. “Estamos participando da Caminhada Penitencial porque queremos saciar a nossa sede. Nós somos o povo de Deus, que está em busca da Sua alegria, da Sua paz. Estamos aqui porque Ele foi quem marcou esse encontro conosco; Ele é quem deseja estabelecer um novo sentimento de amor”, disse o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, durante a homilia, na Conceição da Praia.

Após as Celebrações Eucarísticas, os fiéis que estavam na Conceição da Praia e no Lobato seguiram rumo ao Largo dos Mares. Um verdadeiro tapete humano tomou conta das ruas da Cidade Baixa. Animados por trios elétricos, crianças, jovens, adultos e idosos aproveitaram para fortalecer a fé. Dentre eles, estava Meire Alessandra dos Santos Conceição – membro da Comunidade Católica Nascidos da Cruz -, que há 29 anos participa da Caminhada Penitencial. “É um momento em que o povo pode fazer um ato de penitência, não só por si, mas por todos. É também um momento de rezar para que as injustiças sociais possam ser vistas pelos políticos de outra forma e para que eles possam ajudar as pessoas”, afirmou.

Além de poder participar do Sacramento da Confissão, homens e mulheres aproveitaram para doar alimentos não perecíveis às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). “Esta é uma procissão muito esperada por mim. Eu reconheço a importância de Deus na minha vida, eu reconheço que só com Ele eu posso ser melhor e só com Ele eu posso ter uma vida nova”, disse Elisângela Vitoriano, membro da Pastoral Vocacional.

Por volta das 10h, uma chuva fina caiu sobre a multidão que, alegre, completava os 8 km de caminhada. “Eu sou feliz por estar aqui hoje. Essa chuva que cai agora é uma verdadeira chuva de graças, tenho certeza”, disse Diego Ramos da Cruz, da Diocese de Camaçari.

Como acontece todos os anos, uma cruz foi carregada durante todo o percurso. Ao subirem a Colina Sagrada, os fiéis receberam a bênção final pelas mãos de Dom Murilo. “A Caminhada Penitencial me ajuda a renovar a minha fé em Deus”, afirmou a moradora do Conjunto Pirajá, que também participou da Caminhada Penitencial, Lúcia Maria Vieira dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário