terça-feira, 18 de março de 2014

Do colo da Mãe à Mansão da Misericórdia: fiéis participam da 29ª Caminhada Penitencial

No dia 23 de março uma multidão tomará conta das ruas da Cidade Baixa, em Salvador, para participar da Caminhada Penitencial. Promovida pela Arquidiocese há 29 anos, a atividade terá início às 6h30, quando será celebrada uma Missa na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia (bairro do Comércio) – pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj – e, no mesmo horário, na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato) e no Largo dos Mares.

Após a Celebração Eucarística, os fiéis seguirão rumo à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, passando, antes, pelos Mares, onde se encontrarão, já que as missas serão celebradas em três locais diferentes. O trajeto será animado por trios elétricos e marcado por rituais como a passagem da cruz pelas mãos do povo, a doação de alimentos às Obras Sociais Irmão Dulce (OSID) e a peregrinação: a caminhada até a Colina Sagrada é considerada um propósito de benção para os católicos, que testemunham uma nova experiência de misericórdia.

Realizada sempre no terceiro domingo da Quaresma, a Caminhada Penitencial, motiva os fieis católicos a refletirem sobre seus atos e a se reconciliarem com Deus. “É uma caminhada onde a manifestação de fé do povo é muito forte. Podemos perceber as pessoas manifestando sentimentos de alegria, tristeza, reverência ao Sagrado. A Caminhada Penitencial reflete a beleza do povo baiano e é marcada pelo pedido de perdão e a transformação da tristeza em alegria por ter recebido a bênção do Senhor”, afirma o coordenador de eventos da Arquidiocese, padre Valter Ruy Cordeiro.

 

Origem da Caminhada Penitencial

Durante o percurso, uma cruz é carregada pelos participantes
Iniciativa da antiga forania 7, a caminhada surgiu com a ideia de aprofundar e assumir um compromisso com a Campanha da Fraternidade. Os moradores da Suburbana enfrentavam muitas dificuldades e aproveitavam a Caminhada para, além de refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade, passar lista de abaixo-assinado, reivindicando melhorias para o bairro, além de arrecadar alimentos para a OSID.

No ano de 1989, o então Arcebispo Dom Lucas Moreira Neves oficializou o evento. A Caminhada Penitencial traduz o desejo do homem, filho de Deus, de se reconciliar com o Pai e caminhar junto com Ele. De forma simbólica, esse encontro mostra que a vida é um caminho dinâmico e que todos devem andar sempre em direção à conversão.

Fotos: André Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário