quarta-feira, 4 de junho de 2014

Em que idioma Jesus falava?

A conversa entre o Papa Francisco e o Primeiro-Ministro de Israel virou notícia

Na segunda-feira, 27 de maio, o Papa Francisco e o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontraram publicamente em Israel. Houve certa interrogação no ar sobre que idioma Jesus falava.

“Jesus estava aqui, nesta terra. Ele falava hebraico”, foi o que disse Benjamin Netanyahu, falando da longa conexão entre o judaísmo e o cristianismo.

O Papa Francisco olhou para ele, apontou-lhe o dedo e corrigiu: “Aramaico”. A correção foi gentil, até brincalhona, típica do estilo Francisco. Todos ao redor riram. O Primeiro-Ministro disse então: “Ele falava aramaico, mas sabia hebraico”.

Jesus nasceu em Belém, na região da Judeia. Ele cresceu em Nazaré e sua vida pública foi na Galileia, ambos ao norte de Israel, e morreu em Jerusalém, a cidade venerada por judeus, cristãos e muçulmanos.

Os palestinos às vezes descrevem Jesus como palestino. Os israelenses se opõem a isso. 

O professor de linguística Ghil’ad Zuckermann disse à Routers que “Jesus era de língua nativa aramaica. Mas ele teria também que saber hebraico, porque existiam muitos escritos religiosos em hebraico. Durante a época de Jesus, falava-se hebraico na classe baixa - o público a quem Ele costumava se dirigir”. 

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário