quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O Papa Francisco e seu carinho por Nossa Senhora de Guadalupe

Circula nas redes sociais a notícia de que o Papa teria dito que Nossa Senhora de Guadalupe não existe, mas ele jamais disse isso


Circula nas redes sociais notícia na qual se afirma que o Papa Francisco teria dito que Nossa Senhora de Guadalupe não existe e que é somente uma fábula inventada pelos mexicanos.

A notícia, publicada em diversos fóruns e sites, poderia ser qualificada como um absurdo. Assim, por exemplo, afirma-se na falsa notícia que o Papa Francisco visitou a Espanha (quando?) e situa as supostas declarações do Pontífice sobre Maria em uma Missa na principal catedral do país, supostamente chamada “O Sagrado Coração” (onde?). Outro dos grandes erros é falar de uma suposta canonização de Nossa Senhora de Guadalupe (desde quando Maria é canonizada?).

Ninguém precisa se preocupar. O Papa Francisco não disse nada disso e tudo parece ser uma invenção intencional. Para que os nossos amigos possam ficar mais tranquilos, apresentamos, a seguir, algumas declarações reais do Papa Francisco sobre Maria, feitas na véspera da festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

Aqui se vê o verdadeiro carinho do Santo Padre à Padroeira das Américas.

Mensagem do Papa Francisco

Amanhã celebra-se a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira de toda a América. Aproveito o ensejo para saudar os irmãos e irmãs daquele Continente, e faço-o pensando na Virgem de Tepeyac.

Quando apareceu a São Juan Diego, o seu rosto era mestiço e as suas vestes, cheias de símbolos da cultura indígena. Seguindo o exemplo de Jesus, Maria está ao lado dos seus filhos, acompanha o seu caminho como mãe atenciosa, partilha as alegrias e esperanças, os sofrimentos e as angústias do Povo de Deus, do qual todos os povos da terra são chamados a fazer parte.

A aparição da imagem da Virgem na tilma [manto] de Juan Diego foi o sinal profético de um abraço, o abraço de Maria a todos os habitantes das vastas terras americanas, a quantos já estavam ali e aos que teriam chegado depois. Este abraço de Maria indicou a senda que sempre caracterizou a América: é uma terra onde podem conviver povos diversos, uma terra capaz de respeitar a vida humana em todas as suas fases, desde o ventre materno até à velhice, capaz de acolher os emigrantes, os povos, os pobres e os marginalizados de todas as épocas. A América é uma terra generosa.

Esta é a mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe, e esta é também a minha mensagem, a mensagem da Igreja. Encorajo todos os habitantes do Continente americano a manter os braços abertos como a Virgem Maria, com amor e ternura.

Caros irmãos e irmãs da América inteira, rezo por todos vós, mas também vós orai por mim! Que a alegria do Evangelho esteja sempre nos vossos corações! O Senhor vos abençoe e a Virgem vos acompanhe! 

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário