quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Evento discute uso da arte sacra para favorecer ambientes de oração

A partir desta quinta-feira, 26, cerca de 150 arquitetos, engenheiros e profissionais envolvidos em reformas e construções de igrejas participam do 9º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, promovido pela Comissão Pastoral de Liturgia da CNBB. O evento acontece em Porto Alegre (RS) até domingo, 29.

O tema deste ano é "Antropologia e Liturgia", temática fundamental, segundo o membro da Comissão de Liturgia, Frei Faustino Paludo. "O homem cria e recria seu espaço, mas precisa de um lugar para o encontro com seu criador, e do criador com o ser humano. E a liturgia tem uma relação com o lugar, o espaço, pois ali se torna um lugar da manifestação do Senhor".

Frei Faustino recordou que, hoje, já se tem conhecimento de que o ambiente interfere em uma assembleia. "Todo espaço liturgico é mistagógico por si mesmo, ou seja, nos conduz e nos introduz no mistério de Deus. E o jeito como é decorado, a distribuição dos elementos, a sua construção física, naturalmente te conduz ao encontro com o mistério, ou não. Pois, às vezes pode atrapalhar também. Por exemplo, um espaço muito cheio de coisas, tira a gente do essencial, dispersa", explicou.  

Diante dessa realidade, a CNBB procura auxiliar esses profissionais que projetam e edificam as igrejas, dando-lhes uma orientação litúrgica, teológica e pastoral. "Para que o templo se torne funcional, em favor das celebrações litúrgicas, da acolhida das pessoas e, sobretudo, do clima orante e do clima com o encontro com o mistério de Deus".

Dentro da programação do encontro, serão realizadas palestras e oficinas sobre iluminação de igrejas, patrimônio histórico (IPHAN), comissão de arte sacra, normas de segurança em espaços públicos, a organização do espaço de celebração e uma visita às ruínas de São Miguel, em Santo Ângelo (RS).

Atualmente, o encontro acontece a cada dois anos, em diferentes cidades do País. O primeiro, foi em 1996, por iniciativa de Dom Geraldo Lyrio Rocha, durante o Congresso Eucarístico Nacional em Vitória (ES). Dando continuidade à iniciativa, hoje há uma equipe, chamada "Comissão de arte sacra e espaço litúrgico", que cuida desse setor ligado à Comissão de Pastoral Litúrgica da CNBB. 

Para os interessados em aprofundar o conhecimento, Frei Faustino indica o recém-lançado documento de estudos da CNBB, nº 106, com o título "Orientações para projeto e Construção de Igrejas e disposição do Espaço Celebrativo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário