segunda-feira, 23 de setembro de 2013

"O olhar de Jesus transforma a nossa vida": afirma o Papa na Casa Santa Marta


Deixemo-nos olhar por Jesus, o seu olhar transforma a vida: foi o que disse o Papa Francisco esta manhã, durante a Missa na Casa Santa Marta, comentando o Evangelho que narra a conversão de São Mateus, cuja memória celebramos hoje.

Jesus olha Mateus nos olhos, um cobrador de impostos, um pecador público. O dinheiro é a sua vida, o seu ídolo. Mas agora, afirma o Papa, sente “no seu coração o olhar de Jesus dirigido a ele”:

E aquele olhar o envolveu totalmente, transformou a sua vida. Nós dizemos: o converteu. Assim que viu aquele olhar, levantou-se e o seguiu. E isso é verdadeiro: o olhar de Jesus sempre nos levanta. Um olhar que nos leva para cima, que jamais nos abandona. Jamais humilha. Convida a levantar-se. Um olhar que leva a crescer, a ir avante, que encoraja, porque nos quer bem. 

O olhar de Jesus, explicou o Papa, não é algo de mágico: Jesus não era um especialista em hipnose. “Jesus olhava para cada um e eles sentiam como se Jesus dissesse o nome… Assim mudou Pedro e o Bom Ladrão. Nos fará bem pensar, rezar sobre este olhar de Jesus. Ele vai à casa de Mateus e enquanto se senta à mesa, chegam muitos publicanos e pecadores, porque a voz tinha se espalhado. E toda a sociedade – não a sociedade limpa – se sentiu convidada à aquela refeição:

Os pecadores, publicanos ouviam... Mas Jesus tinha olhado para eles, e aquele gesto, creio eu, foi como um sopro sobre a brasa, que lhes restituiu a dignidade. O olhar de Jesus sempre nos faz dignos, nos dá dignidade. É um olhar generoso. 

“Todos nós na vida – concluiu o Papa, sentimos este olhar, e não somente uma vez: tantas vezes! Talvez na pessoa de um sacerdote que nos ensinava a doutrina ou nos perdoava os pecados … talvez na ajuda de pessoas amigas”:

Mas todos nós nos encontraremos diante daquele olhar, aquele olhar maravilhoso. E vamos avante na vida, na certeza de que Ele nos olha. Mas também Ele nos espera para nos olhar definitivamente. E aquele último olhar de Jesus sobre a nossa vida será para sempre, será eterno. Eu peço a todos esses santos que foram olhados por Jesus que nos preparem a deixar-nos olhar na vida, e que nos preparem também para aquele último – e primeiro! – olhar de Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário