quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Missa, adoração e assembleia marcam o encerramento do Ano da Fé


Neste mês de novembro, a Igreja se prepara para encerrar o Ano da Fé – proposto pelo Papa Emérito Bento XVI. Na Arquidiocese de Salvador serão realizados três eventos. O primeiro deles será no dia 21, quando todas as paróquias realizarão a adoração ao Santíssimo Sacramento. No dia 22, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá uma Missa às 19h, na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus). Já no dia 23 acontecerá uma assembleia com as lideranças pastorais no auditório Cardeal Geraldo Majella Agnelo (Cúria Bom Pastor), das 8h às 12h.

O Ano da Fé marcou as comemorações dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Reflexões sobre os fundamentos da fé cristã, adorações ao Santíssimo Sacramento, encontros, seminários, retiros foram algumas atividades desenvolvidas nas paróquias durante o período, que teve início no dia 11 de outubro de 2012.

De acordo com Dom Murilo, o Ano da Fé deixa desafios. “A pergunta que fica: como, então, viver e anunciar a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo? Afinal, ele nos ensina a amar o próximo, a nos doar a todos, a servir, a perdoar. É um desafio imenso! Mas somos iluminados pela palavra de Jesus, que nos anima com a certeza: ‘Eis que estarei convosco todos os dias!’ O cristão vive dessa certeza e nela encontra motivação para lançar suas redes em águas mais profundas”, afirma.

Os fiéis refletiram, de modo mais profundo, sobre os fundamentos da fé cristã

A Carta Apostólica Porta Fidei orientou os fiéis ao longo deste período. No documento, Bento XVI explicou que “o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo (cf. Act 5, 31)”. Foram concedidas, ainda, Indulgências Plenárias aos fiéis, a partir do Decreto publicado pela Penitenciária Apóstolica.

Além das ocasiões definidas pelo Decreto, o Arcebispo instituiu – durante o Ano da Fé -  a Catedral Basílica, Basílica Santuário do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Basílica de São Sebastião (Mosteiro de São Bento) e as matrizes de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro), Santíssimo Sacramento (Itaparica), Santo Amaro de Ipitanga (Lauro de Freitas), Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas) como templos para a obtenção da Indulgência Plenária.


Fonte: Arquidiocese São Salvador da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário