quarta-feira, 11 de junho de 2014

Fiéis homenageiam Santo Antônio

Entre os dias 1º e 13 de junho milhares de fiéis rendem homenagens a Santo Antônio em todo o mundo. Na Arquidiocese de Salvador, as orações, trezenas e missas reúnem inúmeras famílias, que pedem a intercessão do santo, conhecido por ter levado uma vida marcada pela oração, simplicidade e amor aos mais pobres. Ao todo, 68 igrejas têm santo Antônio como padroeiro.

Com o tema Com Santo Antônio, vivamos a gratuidade e a libertação, a Paróquia Santo Antônio Além do Carmo realiza a trezena, sempre às 20h, na Matriz. No dia festivo, 13, os devotos participam de uma alvorada às 6h e de Missas às 7h, 9h, 10h30 e 17h. Um procissão sairá pelas ruas dos bairros Santo Antônio e Barbalho às 18h. A Missa solene será presidida pelo bispo auxiliar Dom Giovanni Crippa, IMC, às 19h.

Na paróquia Santo Antônio (Cosme de Farias), ao longo dos treze dias de festa, os fiéis refletirão no tema Santo Antônio, discípulo-missionário, profeta da liberdade. As celebrações acontecem sempre às 19h30, exceto nos dias 1º e 8 de junho, quando a comunidade de se reúne às 18h. Uma quermesse com barracas típicas e atrações culturais anima os paroquianos no dia 8, após a celebração. No dia 12 de junho haverá uma benção especial para os casais. A programação do dia festivo (13) tem início com uma alvorada às 5h, seguida de Missa e café partilhado. Ao meio-dia haverá a recitação do Terço. Uma procissão saindo da rua Barral em direção a igreja Matriz, às 19h30, e a Missa Solene presidida por Dom Gilson Andrade da Silva encerram os festejos.

No bairro de Fazenda Coutos, Santo Antônio é homenageado com o tema Com Santo Antônio levamos o Senhor para as águas mais profundas. A trezena (de 1º a 13 de junho) acontece sempre às 17h, na Comunidade Matriz. No dia festivo haverá uma Missa, que será presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão, às 19h. Após a celebração os devotos sairão em procissão com a imagem do santo, passando pela rua Almeida Júnior, rua 33, Colégio Santo Antônio  e retornando à Matriz. Neste dia será distribuído o pão de Santo Antônio.

A Associação “O Pão dos Pobres de Santo Antônio” também está em festa. Com o tema Santo Antônio: sal da terra e luz do mundo na prática da caridade, os devotos participam de um tríduo entre os dias 10 e 12 de junho, sempre às 12h, na sede da associação (Largo da Lapinha, nº 07). No dia festivo, 13 de junho, haverá uma Missa em ação de graças, presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 7h.

Na Igreja Santo Antônio da Barra os fiéis também participam da trezena, com a reza da Coroa, às 18h30, e Missa às 19h. No dia 8 haverá, ainda, uma procissão coma imagem do santo, do Farol da Barra até a Igreja. Os festejos serão encerrados no dia 13, quando acontecerão Missas às 7h, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h30, 17h e 18h30. O tema deste ano é Com Santo Antônio vivemos a alegria do Evangelho de Jesus.

No Instituto Feminino da Bahia (Rua Politeama, 2 – Politeama) o tríduo acontecerá entre os dias 9 e 11, sempre às 11h. A Missa de encerramento dos festejos será no dia 13, também às 17h.

A Paróquia São João Bosco (Rua Professor Soeiro, 2, Pau Miúdo) também está realizando a Trezena de Santo Antônio. As orações preparatórias acontecem sempre às 19h, na Comunidade Matriz,. No dia festivo, 13 de junho, haverá a Missa de encerramento, também às 19h.

Pai dos Pobres – Nascido em Lisboa em 15 de agosto de 1195, Antônio de Pádua foi batizado com o nome de Fernando. Durante a juventude ingressou na vida religiosa, no primeiro momento, como membro da Ordem de Santo Agostinho e, alguns anos mais tarde, na Ordem Franciscana, onde recebeu o nome de Antônio. Sua popularidade chegou ao Brasil graças aos colonizadores que vieram de Portugal.

Fonte: Arquidiocese de Salvador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário